Reunião do C40 movimentou a cidade de São Paulo na última semana

segunda-feira, 6 de junho de 2011
Texto: Diego Rafael
Edição: Marcia Leite

O C40, grupo dos prefeitos das grandes cidades mundiais, realizou, na última semana, entre 1 e 3 de junho, em São Paulo, reunião para debater questões sobre o meio ambiente, com destaque para a apresentação de soluções sustentáveis para o planeta já adotadas em variados lugares como, por exemplo, o Programa de Arborização Urbana adotado no Chile, Rússia e Nigéria.

Promovida para que as grandes potências troquem informações sobre ações feitas em seus países que diminuem o impacto de atos prejudiciais ao meio ambiente, a reunião contou com a participação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que representou o Brasil e apresentou, dia 2, seu atual projeto de implementação de ônibus movido a etanol, um combustível menos prejudicial ao meio ambiente que a gasolina e o diesel. Kassab também falou sobre os parques e parques lineares, que atualmente já são 73 na cidade e segundo ele, chegará a 100 até o final de sua gestão.


Amplamente adotada pela maioria dos países participantes, a ciclovia, cuja adoção, além de incentivar a prática esportiva, ajuda a reduzir o número de carros, também foi um dos destaques do evento. 

O grupo C40 existe desde 2005 e sua pauta é integrada, entre outros, pelo trabalho para o debate de questões como o aquecimento global. O presidente da organização é o prefeito nova-iorquino Michael Bloomberg.