Ideias sustentáveis inovadoras: papel semente dá lugar a uma linda planta e se confirma uma idéia ecologicamente correta

sábado, 4 de junho de 2011
Kit de plantio, muito charmoso e já vem com o vasinho para plantar


Texto: Gabriela Martins Arruda
Edição: Felippe Gurgel e Alexandre
Foto: Gabriela Martins


Antes que seja tarde, a importância da reciclagem precisa fazer parte da consciência dos brasileiros. Reciclar é uma das alternativas para o tratamento do lixo urbano que ocupa espaço em aterros e lixões, além de contribuir na conservação do meio ambiente. Você sabia que para cada tonelada de papel produzido cerca de 20 árvores adultas são derrubadas e quase 100 mil litros de água tratada são usados?
A empresa Papel Semente pensou nisso e criou um produto que é sinônimo de vida. Em meados de 2009, a companhia surgiu com a proposta de uma empresa com novos paradigmas, que tivesse um produto sustentável em toda sua cadeia.

De acordo com a Diretora de Sustentabilidade Andrea Carvalho, “O papel semente funciona como uma vida! Ao invés de virar lixo, o papel semente vira vida, é só plantar e cuidar!” A Papel Semente possui uma produção que não traz nenhum impacto ambiental já que só trabalha com material reciclado, são 500 kilos de papel por semana, recolhidos de escolas, indústrias, bancos, escritórios, residências e gráficas.

A partir do papel semente o que era lixo pode virar um lindo jardim ou até mesmo uma horta, pois, a empresa já produz papéis de salsinha, rúcula, agrião e outros testes ainda estão sendo feitos. Para plantar, o papel precisa ser picado, molhado e depois colocado em um vaso e coberto com uma fina camada de terra. É imprescindível regar diariamente e dependendo da semente ocorrerá a germinação em 20 dias.

“O papel semente é importante porque as empresas precisam alinhar sua imagem à causa da sustentabilidade”, disse Andrea, ao mostrar que também se importa com o meio ambiente. “O papel semente está sendo utilizado nas grandes campanhas de Marketing” concluiu. Além disso o papel pode ser usado para muitas outras coisas como lembrancinhas, material para eventos, envelopes, cartas, etiquetas, bloquinhos, crachás, entre outros, é só ter criatividade.

A empresa produz a folha em tamanho gráfico 66X96 cm, que custa entre 12 e 16 reais dependendo do formato de corte, quantidade e forma de impressão. A folha A4 sai por aproximadamente 2,20. Uma idéia ecologicamente correta que vem atraindo cada vez mais empresas e promovendo a ecoeficiência.