Professor Paulo Camargo é idealizador e condutor dos debates nas FRB |
Texto: Cíntia Michepud Rizzo / Carolina Tur
Quinzenalmente, as Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB) promovem um debate de peças cinematográficas no auditório do campus. A ideia surgiu do Profº Paulo Camargo em conjunto com o diretor geral, Edman Altheman, visando ampliar a capacidade crítica dos estudantes da instituição.
Esta atividade, que acontece desde 2009 (tendo suas atividades interrompidas no ano passado devido à indisponibilidade de horários do professor, quem lidera as discussões) é mantida com base na crença de que “espaço universitário não é só sala de aula e de que o aprendizado tem que circular em outras instâncias. A vida acadêmica não se resume a desempenho... É uma coisa de vida”, diz Paulo.
É com base no seu passado que o Profº Paulo Camargo conduz esses debates: os movimentos estudantis que participou e a vivência da cultura e da política brasileira, auxiliam para que as discussões “produzam algum sentindo e criem um link com a realidade (...) Sendo um espaço de vida, a faculdade deve ampliar o conhecimento: sala de aula é muito pouco!”.
Cerca de 70 alunos compareceram nos filmes que tiveram maior quórum: Woodstock e o Banheiro do Papa. A divulgação ocorre por meio de cartazes e da comunicação via moodle e email.