Boa pedida para as férias de Julho, Museu do Futebol é diversão garantida para os amantes do esporte.

quarta-feira, 22 de junho de 2011




Texto de Ana Carolina Rinaldi e André Luiz Dipold Palma
Fotos de Ana Carolina Rinaldi e André Luiz Dipold Palma
Edição: Camila Teixeira e Alexandre Martins




Para os amantes do futebol e história em geral, o Em Foco Online traz uma excelente opção: o Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu. Com três andares e cinco ambientes diferentes, o Museu resgata a história do futebol em paralelo com a história do Brasil e traz algumas curiosidades, como as bolas das Copas do Mundo de 1970 até 2010 e informações de jogadores como Pelé, Rivelino, Sócrates e Zico em telas digitais em tamanho real.

Em determinado ambiente, há espaço com frases de personagens que marcaram o futebol, como por exemplo, uma frase de João Saldanha, ex-técnico da seleção brasileira: “Se macumba ganhasse jogo, o Campeonato Baiano terminaria empatado”. Outra curiosidade do Museu é o ambiente com telas em que o visitante escolhe um narrador famoso e a tela mostra o mostra escolhido comentando um lance que passa simultaneamente.



A carioca Vânia Mattos, 51, torcedora do Vasco, conta que achou o Museu surpreendente, principalmente a parte da pesquisa histórica realizada. “Apesar de não gostar muito de futebol, gostei muito do Museu, achei a pesquisa histórica que eles realizaram, tanto na parte do futebol quanto a parte da história no geral, uma riqueza para o país”, diz ela.

Um dos orientadores do Museu, Conrado Junior, 30, que trabalha no local desde a sua abertura, em 2008, diz que ali é um palco de vários públicos diferentes, dependendo do dia da semana. Ele também conta que o Museu traz turistas vindos de todas as partes do mundo todos os dias.

Em maio o Museu do Futebol completou a marca de um milhão de visitantes. Os que o visitaram garantem que valeu a pena. Você também pode fazer parte do próximo milhão de visitantes. Às quintas-feiras a entrada a franca.