Capricho: mais que uma marca

terça-feira, 21 de junho de 2011
Texto: Najara Martins
Edição: Diego Rafael


 Hoje, a Capricho faz parte da vida de milhares de adolescentes, se tornando mais do que uma marca, e sim, aquela que acompanha a vida de meninas entre 13 e 17 anos e que tem como principal missão: “Fazer da adolescência a época mais incrível da vida de uma garota”.

Tudo começou em 1952, quando a revista era uma fotonovela para mulheres adultas, depois de um tempo, mais precisamente em 1985, se tornou uma revista para garotas adolescentes e atualmente é a maior marca teen do Brasil.

Possui 14 segmentos diferentes e que tem crescido cada vez mais. São 9 milhões de produtos e serviços vendidos por ano, como mochilas, maquiagens, perfumes, lingeries, cadernos, agendas, etc e está presente em todas as redes sociais, inclusive na TV, o que permite cada vez mais uma aproximação com o seu público.

Quando questionado sobre como abordar as matérias, o gerente de Marketing da Abril, Renato Cagno, conta que há um grupo de meninas adolescentes que participam das reuniões de pauta e dão suas opiniões sobre qual matéria seria interessante ser publicada na revista.

Em relação às questões educacionais, Renato conta que a Capricho procura trabalhar em parceria com o Guia de Estudante, além do que, já existem questões informativas em que para algumas adolescentes há uma dificuldade maior para serem conversadas com os pais.

Apesar da abrangência, a Capricho ainda tem projetos como games, cinema e teatro, mas por enquanto o que já tem agradado são os eventos chamados “No Capricho”, criado em 2005, em que as meninas têm a oportunidade de manter contato com os seus famosos preferidos.

Uma novidade que surgiu no ano de 2010, foi a criação de pacotes de viagem, entre eles está o Capricho 4fun em parceria com a Trip & Fun, agência especializada em turismo com adolescentes.

Além de tudo, a Capricho ainda dá oportunidade para novos talentos, como o projeto Colírios, envolvendo a revista, TV, site, mobile, redes sociais e um evento. Esse projeto escolhe o menino mais lindo e talentoso no Brasil. Foi através do Colírios que Dudu Surita, Frederico Devito e Caique Nogueira se destacaram.

Segundo o Gerente, está entre os planos da Capricho transformar o Colírios em uma marca, voltada para os garotos adolescentes, mostrando que a tendência é cada vez mais o fortalecimento e crescimento da marca.