COLUNA "FUTEBOL APAIXONANTE"

quinta-feira, 30 de junho de 2011 0 comentários






Thomas Lagôa

O colunista do Profissão Foca é jornalista formado pelas FRB e blogueiro. Autor do blog "Futebol Apaixonante" (www.futebolapaixonante.wordpress.com) e apresentador do programa "Futebol Apaixonante" (www.futebolapaixonante.webs.com). E, é claro, um amante do futebol acima de tudo!




Um garoto chamado Neymar


Mogi das Cruzes. Cinco de fevereiro de 1992. Nascia então Neymar da Silva Santos Júnior, recebendo o mesmo nome de seu progenitor. Quando é que “seu” Neymar e a esposa poderiam imaginar que aquele bebê um dia seria tido como a grande jóia brasileira? Sim, hoje ele é a maior jóia que temos no futebol. Craque de bola! 

Desde garotinho, Neymar já se mostrava ousado e com personalidade muito forte, sempre figurando em seleções de base. Em 2009, com apenas 17 anos, teve sua chance num time profissional: o Santos Futebol Clube. Foi titular, inclusive, na final do Campeonato Paulista daquele ano, mas, provavelmente por sua inexperiência, não se saiu bem e o time acabou vice-campeão.

No Campeonato Brasileiro oscilou entre os titulares e reservas.

2010. Esse foi o ano em que Neymar despontou. Junto com Paulo Henrique Ganso, André e depois Robinho, o garoto de Mogi das Cruzes começou a encantar os olhos dos brasileiros. Arrematou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. No Brasileirão, desequilibrou muitos jogos do Santos, mas por já estar na Libertadores, o Peixe não estava entre os times que disputavam o título.

Ainda no ano passado, o filho do “seu” Neymar começou com um pouco de máscara, de individualidade, de “mala”, mesmo! O desentendimento com Dorival Júnior, técnico do Santos, parecia ser o fim da picada... Curiosamente, depois daquele episódio, mudou a cabeça e passou a jogar para o time, diferente de antes. A partir daí, Neymar só cresceria.

Foi em 2010, também, que ele estreou pela seleção principal. Mano Menezes o convocou para a partida contra os Estados Unidos, no dia 27 de julho. Neymar marcou um dos gols na vitória de 2 a 0. No Brasil, já despontava como um dos maiores craques mundiais. Foi de extrema importância para o Bi-Paulista e o Tri da Libertadores, além de ser campeão Sul-Americano pelo Brasil Sub-20.

O Santos já recebeu, inclusive, diversas propostas para o futebol do garoto de Mogi. E continua recebendo, é claro! A ida do craque é inevitável; porém, a diretoria fará de tudo para ele ficar até o Mundial, em dezembro de 2011.

A história é que precisamos ver se o filho do “seu” Neymar irá se adaptar na Europa, para enfim se consolidar um dos melhores jogadores do mundo. Muito diferente, aliás, do que é, hoje, Robinho.

Pois é! Esse é um garoto chamado Neymar.
 

0 comentários:

Postar um comentário