Zico Góes, diretor de programação da MTV, abre a noite da 11ª Semana de Comunicação da FRB

segunda-feira, 16 de maio de 2011 0 comentários
Zico explicou aos alunos as diferenças entre a televisão segmentada e generalista e ainda contou as novas estratégias de posiocionamento da MTV

Zico Góes apresentou palestra sobre a segmentação na televisão, nas FRB

Repórteres: Ana Carolina Rinaldi e André Luiz Dipold Palma
Fotografia: Isabelle Vassalo e Fernanda Falcão
Edição 1: Natália Lippo
Edição 2: Melissa Carmelo



Zico Góes começou sua palestra nas FRB falando sobre sua experiência profissional no mercado da televisão segmentada. Segundo ele, esse setor no Brasil vai “muito bem, obrigado!”, principalmente pela utilização da internet e das novas mídias sociais. "Acredito que a era digital nunca atrapalhou a TV, pelo contrário, hoje tem muito mais a mostrar aos diversos públicos, tanto na internet, como na televisão", ressaltou Zico.

Ele explicou que a TV segmentada quer falar diretamente com um nicho especial de telespectadores. O que se diferencia do objetivo da TV generalizada, que procura atingir públicos de todas as idades e culturas.

Zico destacou que a TV segmentada não está somente nos canais a cabo. A MTV é o grande exemplo de segmentação na TV aberta, e as pessas não precisam pagar para ter acesso ao seu conteúdo.

Já a TV generalista procura falar com o máximo de pessoas possíveis, como é o caso da Globo, Record, Rede TV! etc. Segundo Zico, não há uma produção de programas específicos para um determinado público, pois esse não é um bom negócio para as emissoras. “As TVs querem falar com todos os públicos em todos os programas e tudo isso por causa do jogo do Ibope. A Malhação, da TV Globo, é um exemplo disso. A maioria das pessoas acha que é um programa segmentado para os jovens, mas isso não é verdade. A Malhação quer atingir a todos os públicos, pois eles querem a audiência de todos os telespectadores”, explicou.

Já na TV segmentada, os programas são feitos especialmente para um público-alvo. No caso da MTV, o nicho é o público jovem. E ela alcança esse público por meio de programas musicais, principalmente. “A MTV não quer que a mãe do jovem assista à MTV, pois o objetivo não é o Ibope, mas sim a fidelidade do seu público.”

Zico explicou que a maior vantagem da segmentação é o resultado final do produto. “Quando o produto é generalizado, não fica bem acabado, pois tem que atingir a todos. A TV segmentada cria uma fidelidade e uma intimidade com o seu público”, disse.

Do ponto de vista do negócio, Zico destacou que as empresas geralmente prefere anunciar em TVs generalizadas, pois consegue atingr um número maior de pessoas. "Por outro lado, se o objetivo é conquistar um público mais específico e qualificado, valerá muito mais a pena expor a marca na TV segmentada, em que o custo é menor e há uma garantia que as pessoas certas vão ver o anúncio", explicou.

O palestrante explicou aos alunos que o telespectador de hoje é ao mesmo tempo segmentado e generalizado. “O telespectador assiste ao futebol, que é muito abrangente, atinge todos os públicos, mas vê coisas bastante específicas também. Cada um tem o seu site, o seu programa, a sua música preferida, cada um procura aquilo que atende melhor o seu gosto. Hoje em dia, a fidelidade do telespectador não está na emissora em si, mas sim em determinados programas. Cada pessoa vai atrás do programa que ela quer e não do canal. Às vezes, as pessoas assistem àquele programa todos os dias e nem reparam em que canal estão vendo”, encerrou.

Para finalizar, foi aberto um espaço para debates e perguntas, onde alunos e professores puderam interagir com o palestrante. Zico foi indagado sobre a renovação da MTV, e explicou que a emissora tem reforçado a sua identidade - o foco no jovem e na música.

Quando abordado sobre a estratégia da emissora em atingir repercussão na mídia, o diretor de programação esclareceu que a MTV tem expandido seus programas para outras mídias, como por exemplo, o Youtube.

Zico falou também sobre as ações de merchandising da emissora: “O público quer fugir da propaganda, e temos que criar algo com patrocinador relacionado diretamente com a TV”, alegou.

Uma das perguntas da noite foi feita pelo Twitter oficial da cobertura. A internauta Márcia Leite perguntou se a TV corporativa é tendência ou moda. O palestrante finalizou explicando que tudo o que é visual é moda, e virou audiovisual.



Confira o vídeo com entrevista exclusiva realizada no campus.










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