O Poder da Mídia na TV Digital: Palestrante Fernando Santos dita os desafios da geração que está em constante mudança

sexta-feira, 20 de maio de 2011 0 comentários
“A televisão tem capacidade de unir um país todo”, diz profissional da Rede Globo em Palestra sobre TV Digital nas Faculdades Integradas Rio Branco


Fernando Santos explica aos alunos da FRB como os profissionais de Comunicação precisam se adaptar à constante mudança da tecnologia


Texto: Jéssica Almassi e Camila Teixeira
Edição: Lígia Neiva e Ana Carolina
Fotos: Marcella Tollendal



O auditório das Faculdades Integradas Rio Branco recebeu na noite desta quinta-feira (19) o palestrante Fernando Santos, atualmente exercendo a função de analista de planejamento e desenvolvimento da TV Globo. Na palestra que abriu a quarta noite da 11° Semana da Comunicação, ele abordou o tema “O Poder da Mídia na TV Digital: Conceitos, Modelos e desafios em um Ambiente de Convergência”.

Para Fernando, a televisão tem capacidade de unir um país todo, tendo em consideração que cerca de 97% da população brasileira têm acesso à TV aberta. O cronograma do Governo Federal estipula que até 2013 todo o País estará coberto pela tecnologia digital, e em 2016 o sinal analógico será definitivamente desligado.

Para ele, a implantação definitiva da interatividade será a mola propulsora para a adesão do novo sistema no Brasil, que atualmente atinge cerca de 45% da população. “A TV digital deverá se popularizar com o desenvolvimento pleno da interatividade, mas para isso precisamos de um marco regulatório. Sem isso não existe TV digital sustentável”.

O Governo planeja que a TV digital funcione como veículo de entretenimento e ferramenta de inclusão social. Porém, para o profissional da Rede Globo o papel da televisão é social e não educacional. “A televisão também educa, mas não podemos perder o nosso referencial. Quem educa é a escola”.

Segundo a Anatel, atualmente a TV digital abrange 480 municípios em todo o País, sendo que, de acordo com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), até dezembro de 2010 cerca de 8 milhões de televisores, celulares, notebooks, mini TVs e demais dispositivos aptos para captar o sinal digital haviam sido comercializados no país. A estimativa para este ano é de que 10,5 milhões de novos televisores com o conversor digital sejam vendidos.


Profissional da TV Globo abre as palestras de quinta-feira à noite com o tema “O Poder da Mídia na TV Digital”.

Adaptações

“Não existe outro lado. Isto é televisão, e não telefone. A diferença é grande”. Com a famosa frase de Willy Wonka, personagem de A Fantástica Fábrica de Chocolate, Fernando começou sua explicação sobre as diferenças do sistema analógico para o digital. Segundo ele, cerca de 60% da população brasileira ainda hoje não entende as diferenças entre as tecnologias.

“O formato da transmissão impacta diretamente na produção dos programas. O modo de captar imagens e transmiti-las ao telespectador muda, bem como a maneira de produzir um programa e seus personagens, inclusive a maquiagem. Tudo isso exige treinamento específico a todos os profissionais envolvidos. Hoje toda a aparelhagem de produção e transmissão da Rede Globo é digital”.

Ao final, Fernando também acrescentou que os profissionais envolvidos com TV também precisam se adaptar ao novo sistema, principalmente pelo foco em transmídia, que é a capacidade de transmitir conteúdos para as mais diferentes plataformas. Para exemplificar, citou o seriado iCarly, transmitido pelo canal Nickelodeon, nos Estados Unidos que, após sua exibição, disponibiliza na internet um meio direto de contato entre os telespectadores e os personagens principais, garantindo, dessa forma, a interatividade entre os envolvidos.

“Hoje nós temos de entender de tudo um pouco, temos de ser profissionais transmidiáticos”, finalizou o palestrante.

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