“A televisão tem capacidade de unir um país todo”, diz profissional da Rede Globo em Palestra sobre TV Digital nas Faculdades Integradas Rio Branco
![]() |
Fernando Santos explica aos alunos da FRB como os profissionais de Comunicação precisam se adaptar à constante mudança da tecnologia |
Texto: Jéssica Almassi e Camila Teixeira
Edição: Lígia Neiva e Ana Carolina
Fotos: Marcella Tollendal
O auditório das Faculdades Integradas Rio Branco recebeu na noite desta quinta-feira (19) o palestrante Fernando Santos, atualmente exercendo a função de analista de planejamento e desenvolvimento da TV Globo. Na palestra que abriu a quarta noite da 11° Semana da Comunicação, ele abordou o tema “O Poder da Mídia na TV Digital: Conceitos, Modelos e desafios em um Ambiente de Convergência”.
Para Fernando, a televisão tem capacidade de unir um país todo, tendo em consideração que cerca de 97% da população brasileira têm acesso à TV aberta. O cronograma do Governo Federal estipula que até 2013 todo o País estará coberto pela tecnologia digital, e em 2016 o sinal analógico será definitivamente desligado.
Para ele, a implantação definitiva da interatividade será a mola propulsora para a adesão do novo sistema no Brasil, que atualmente atinge cerca de 45% da população. “A TV digital deverá se popularizar com o desenvolvimento pleno da interatividade, mas para isso precisamos de um marco regulatório. Sem isso não existe TV digital sustentável”.
O Governo planeja que a TV digital funcione como veículo de entretenimento e ferramenta de inclusão social. Porém, para o profissional da Rede Globo o papel da televisão é social e não educacional. “A televisão também educa, mas não podemos perder o nosso referencial. Quem educa é a escola”.
Segundo a Anatel, atualmente a TV digital abrange 480 municípios em todo o País, sendo que, de acordo com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), até dezembro de 2010 cerca de 8 milhões de televisores, celulares, notebooks, mini TVs e demais dispositivos aptos para captar o sinal digital haviam sido comercializados no país. A estimativa para este ano é de que 10,5 milhões de novos televisores com o conversor digital sejam vendidos.
![]() |
Profissional da TV Globo abre as palestras de quinta-feira à noite com o tema “O Poder da Mídia na TV Digital”. |
Adaptações
“Não existe outro lado. Isto é televisão, e não telefone. A diferença é grande”. Com a famosa frase de Willy Wonka, personagem de A Fantástica Fábrica de Chocolate, Fernando começou sua explicação sobre as diferenças do sistema analógico para o digital. Segundo ele, cerca de 60% da população brasileira ainda hoje não entende as diferenças entre as tecnologias.
“O formato da transmissão impacta diretamente na produção dos programas. O modo de captar imagens e transmiti-las ao telespectador muda, bem como a maneira de produzir um programa e seus personagens, inclusive a maquiagem. Tudo isso exige treinamento específico a todos os profissionais envolvidos. Hoje toda a aparelhagem de produção e transmissão da Rede Globo é digital”.
Ao final, Fernando também acrescentou que os profissionais envolvidos com TV também precisam se adaptar ao novo sistema, principalmente pelo foco em transmídia, que é a capacidade de transmitir conteúdos para as mais diferentes plataformas. Para exemplificar, citou o seriado iCarly, transmitido pelo canal Nickelodeon, nos Estados Unidos que, após sua exibição, disponibiliza na internet um meio direto de contato entre os telespectadores e os personagens principais, garantindo, dessa forma, a interatividade entre os envolvidos.
“Hoje nós temos de entender de tudo um pouco, temos de ser profissionais transmidiáticos”, finalizou o palestrante.
0 comentários:
Postar um comentário