Texto: Marcela Tollendal e Isabele Vassalo
Edição: Ana Carolina Rinaldi e Melissa Carmelo
Fotos: Ligia Neiva e Natália Lippo
Para encerrar com chave de ouro a 11ª Semana de Comunicação das FRB, Rodney Ferreira, alpinista internacional, especialista em coaching cognitivo e psicologia positiva, nos fez viajar na questão do “quem sou eu”.
Com o tema central ‘Você no Topo – como relacionar objetivos profissionais e pessoais’, logo ao entrar no auditório deparamo-nos com a frase “Quais as características dos que chegam ao topo?”. Com muita interação e dinamismo, Rodney fez com que cada um respondesse o que é mais importante para si. O palestrante falou sobre determinação, coragem, foco, preparo, vontade e sobre como acreditar que é sempre possível. Foi assim que ele explicou a importância do nosso comportamento ao realizar as metas e sonhos, exemplificando com trecho de um vídeo em que dois ingleses investem e realizam o seu desejo: escalar as montanhas perigosas do Peru.
Rodney mostra a importância da resposta do “Quem é você?”: “essa pergunta é importantíssima e impossível ser respondida, você nunca conseguirá responder tudo por totalidade, mas deve sempre responder ‘um pouquinho’ mais”. Segundo Ferreira, outra pergunta que se deve responder para atingir o topo é “O que você quer?” e, por último, “Como conseguir tudo isso?”. O eterno alpinista é enfático ao dizer: “o que você é hoje é resultado das combinações de genética (que incluem as aptidões e inteligências), influências (dos pais, amigos, professores, até a própria cultura e religião) e das experiências vividas (as interpretações que temos daquilo vivenciado)”.
A vida é constituída de coisas que dão certo e que não dão, tudo é questão de visão, e a visão que Rodney fala é a de mundo. Ele exemplifica com o caso de dois irmãos – o pai de ambos bebia muito e frequentemente agia com bastante violência física contra a família. Após a morte da mãe, os irmãos se separaram e seguiram rumos diferentes. Um quis mudar sua vida e prometeu que não daria à sua família a mesma educação que recebeu. O outro, por sua vez, tornou-se um alcoólatra e continuou com a mesma vida que tinha na infância. Tudo é questão de filtros, cada um tem uma forma de receber a mesma informação e interpretá-la de diferentes formas.
Onde você quer chegar?
Tudo o que está a nossa volta já foi sonhado antes de ser realizado. Se não tivermos sonhos, nunca iremos evoluir, eles são os combustíveis da nossa vida. Vários sãos os exemplos que usam o sonho para atingir os objetivos – “Senna foi o herói do automobilismo, porém, foi com o sonho que atingiu tudo aquilo”. Os desafios devem ser altos, assim como as habilidades. Rodney mostra exemplos de alpinistas que superaram os medos e foram atrás dos seus sonhos, não existe desculpa, idade ou sexo para não vivê-los – o sonho destes era escalar o Everest, e adivinhem: conseguiram – Scherman, 78 anos, Tamae, 63 anos, jovens e deficientes superaram os desafios e desenvolveram suas habilidades.
Seja realista. Não pense você que nunca cairá, pois os tombos são inevitáveis. “O problema não é cair e sim não conseguir levantar”. Rodney fala também da importância das pessoas a sua volta – “Cuide daqueles que vão ajudá-lo a levantar quando você estiver no chão.”
Rodney despede-se dos alunos e professores, em pouco mais de uma hora de um agradável bate-bapo, com algumas perguntas que devemos fazer para conseguirmos atingir os nossos sonhos e o nosso topo – Quem é você, O que você é e Como você vai conseguir.
0 comentários:
Postar um comentário