Renato Cagno durante sua palestra na 11ª Semana de Comunicação |
Texto: Camila Farinhuk
O palestrante dessa terça-feira na Semana de Comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco foi Renato Cagno, gerenciador de plataformas da Marca “Capricho”, que surpreendeu a muitos alunos e professores ao mostrar a força e a influência da marca sobre o público alvo.
A marca, que oferece muito mais do que apenas a revista “Capricho”, teve início em 1952 como uma revista sobre fotonovelas; é a segunda marca mais antiga da Editora Abril. Somente em 1985 passou a ser uma revista para adolescentes e em 2010 se tornou a maior marca teen do Brasil.
Entre os serviços que compõem a marca estão o site, conteúdos para celular, programas de TV e produtos licenciados, mas o que mais chamou a atenção do público que assistia à palestra foram os talentos que a marca patrocina e divulga. Os “Colírios”, que em pouco tempo se tornaram fenômeno nacional, possuem o blog mais acessado da Editora, “Vida de Garoto”, com aproximadamente 1,4 milhões de acessos por mês e mais de 3 milhões de views em uma websérie no site da “Capricho”, protagonizada por Dudu Surita, Kaique Nogueira e Federico Devito, três garotos "normais" que fazem do blog uma espécie de diário virtual.
O grande sucesso desses três meninos fez com que a marca lançasse um concurso, transmitido pela MTV, para escolher um novo integrante que entraria para o blog. Com 93.000 escritos e pouco mais de 23 milhões de votos o Case “Colírios” ganhou a categoria “Best Contribution to a Compaign by a Media Owner” no festival Of Media Awards de Montreaux na Suíça.
Segundo Renato Cagno, a missão da marca é “Fazer da adolescência a época mais incrível da vida de uma garota”. Com 2.822 milhões de leitoras, a revista que orienta adolescentes a lidar com essa fase da vida está em constante renovação para atender ao seu público.
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