O que é ser um vencedor?

sexta-feira, 20 de maio de 2011 0 comentários
Ayres Plata, durante sua apresentação nesta manhã, na 11ª Semana da Comunicação


Texto: Amanda Campoy e Camila Farinhuk
Edição e Fotos: Égon F. Rodrigues



O palestrante dessa sexta-feira, último dia da 11ª semana da comunicação, foi Ayres Plata. Pós-graduado em Marketing, trabalha na rede Globo há 28 anos. O tema abordado na palestra foi “Motivação”.

Ayres começou a palestra fazendo uma pergunta aos alunos e professores das FRB que assistiam: “O que é ser vencedor?”. Em seguida, mostrou as respostas que mais ouviu: “ser rico, famoso, reconhecido, influente”. Segundo o palestrante, todos já somos vencedores, a partir do momento em que superamos a distância, vencemos a corrida, ultrapassamos a barreira e, enfim, nascemos.

A partir daí, começamos a ter nossas primeiras necessidades, ensinadas por nossos pais. Começamos a sonhar e, após os sonhos, vêm as primeiras frustrações. Com isso, deixamos de acreditar na maioria das coisas que nos foram ensinadas.

De acordo com Ayres Plata, as principais características de um empreendedor são iniciativa, autoconfiança, aceitação de riscos, controle, persistência, otimismo e trabalho em equipe. Um grande exemplo disso é Walt Disney. Quando conhecemos sua história, entendemos que, apesar da infância humilde e dos muitos “não” que recebeu ao longo de sua vida, tornou-se um modelo de empreendedorismo. Muitos não acreditaram em sua capacidade criativa, já que Disney foi demitido de seu primeiro emprego por falta de criatividade e, embora tenha falecido, idealizou um dos maiores parques temáticos do mundo atualmente.

O grupo Disney serve de exemplo para vários outros empreendimentos, pois possui treinamento, comunicação, segurança e eficiência. Funciona de acordo com os 4 P’s do marketing: preço, produto, promoção e praça.

Ayres Plata emocionou a todos ao mostrar a citação de Walt Disney, “quero criar um lugar onde os jovens do mundo de todas as idades possam rir, brincar e aprender juntos... que seja ou não uma ilusão, não importa...”, transmitir um vídeo com os pensamentos do empreendedor e finalizar com a seguinte frase:

“Acredite em seus sonhos”.

0 comentários:

Postar um comentário