Martha Mercado Paredes, professora de Relações Internacionais nas FRB, explica que lecionar é mais do que só transmitir a informação

segunda-feira, 30 de maio de 2011
Professora Martha Paredes, na Biblioteca das FRB, durante entrevista ao Profissao Foca

Professora do curso de Relações Internacionais, Martha Mercado Paredes está nas Faculdades Integradas Rio Branco desde 2000, quando o curso foi iniciado. Conseguiu o cargo após enviar seu currículo e passar por algumas entrevistas.

Atualmente mistra as disciplinas Sociologia a Relações Internacionais Contemporâneas, além de orientar projetos interdisciplinares, mas já deu aulas de Política, Formulação e Análise de Políticas Públicas e Métodos de Técnicas de Pesquisa. Martha também deu um curso chamado “Sociedade Contemporânea e Meio Ambiente”.

“Lecionar é trabalho e é também formação de pessoas. É mais do que só transmitir informação, transmitir conhecimento é levar os alunos a ter um pensamento crítico.” explica nossa entrevistada, alguém que busca formar pessoas para o mundo, de outra maneira, que vão construí-lo diferente da forma como foi construído.

Martha diz ter uma relação boa, dinâmica e criativa com os alunos, gosta das idéias novas, de entender suas formas de ver o mundo e de pensar. Procura estimulá-los a expôr suas ideias, que podem mudar o mundo.

Nas horas vagas, gosta de fazer atividades físicas, desde o yoga até o box, passando por momentos de descontração na dança. A professora é fã de cinema e teatro, sempre que tem oportunidade viaja, dentro e fora do país. Para ela, as viagens acrescentam muito na sua formação.

Profissão Foca: Quais disciplinas você leciona?
Martha Paredes: Sociologia, Relações Internacionais contemporâneas, já dei um curso chamado sociedade contemporânea e meio ambiente, oriento projetos inter, já dei aula de política 1 e política 2, formulação e análise de políticas publicas, métodos de técnicas de pesquisa.

PF: O que é Lecionar para você?
MP: São duas coisas, é trabalho, e é também formação de pessoas. É mais do que só transmitir informação, a grande maioria busca fazer isso da melhor forma possível. Transmitir conhecimento, levar os alunos a ter um pensamento critico. Mas o que eu busco com isso formar pessoas para o mundo de outra maneira, pessoas que vão construí-lo diferente da forma que a gente construiu. A idéia de quem está vindo, irá criar coisas novas.

PF: Como é a sua relação com os alunos?
MP: Tenho uma relação profissional primeiramente. É uma relação de empatia, eu gosto das idéias novas, de saber como eles vêem o mundo, como eles estão pensando. Tenho com eles uma relação boa, dinâmica e criativa.

PF: Como começou a lecionar na FRB?
MP: Mandei um currículo, estavam montando o curso de Relações Internacionais e precisavam de uma professora de Sociologia, ai eu fiz um teste e gostaram de mim e me ofereceram a disciplina, isso foi em fevereiro de 2000

PF: Quais são as suas atividades fora da faculdade? O que faz para se divertir?
MP: Quando eu tenho tempo tenho muito prazer em fazer atividades físicas, eu gosto de dança, eu gosto de Box, de yoga. Também vou muito ao cinema, teatro e viajo muito, sempre que posso estou viajando, eu acho que contribui muito.