FRB recebem em seu auditório profissionais da Maurício de Sousa Produções

sábado, 10 de setembro de 2011
Equipe MSP durante palestra no auditório da FRB
Texto: Natália Lippo e Natália Tozzo
Edição: Isabelle Stepanies
Foto: Égon Ferreira

Com muita honra e saudosismo, os alunos de Comunicação Social assistiram a uma palestra referente às produções de Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Monica. Abordando temas como a extinção do Parque da Monica, os novos produtos e ramos de produção, os cinco palestrantes deram um show de entrosamento e simpatia.

Wagner Ramari: Cursa Publicidade e Propaganda na Rio Branco. Já trabalhou com grafite comercial, é ilustrador e diretor de arte freelancer nas horas vagas. Apaixonado por quadrinhos, trabalha como designer gráfico na área de eventos temáticos na Mauricio de Sousa Produções.

“Eu comecei no Xerox, fui pra uma agência de publicidade e, quando me questionaram se eu conhecia alguém pra estagiar na MSP, eu me ofereci.”

“O Parque da Monica foi colocado no Shopping Eldorado para alavancar o shopping e ficou lá por 17 anos. Infelizmente foi retirado porque a direção mudou e esses não estavam interessados.”

“Temos um Parque da Monica na Angola e diversas praças temáticas na Europa”

“No Brasil, não temos a cultura de parques como há em outros países.”

Gilberto Valadares: Formou-se em design gráfico pela Anhembi Morumbi, além de ter estudado na extinta Fábrica de Quadrinhos e na Quarta Academia de Artes. É ilustrador e seu trabalho pode ser encontrado em materiais didáticos e paradidáticos da maioria das grandes editoras do Brasil. Atualmente ilustra para revistas e livros e é ilustrador fixo na Mauricio de Sousa Produções.

“Pra vocês verem que a MSP é uma empresa diferenciada, a palestra começou pelo estagiário!”

“Os materiais didáticos tem ilustrações com acabamentos mais simplificados. Na última coleção que eu peguei eram 400 ilustrações para fazer em 1 mês. Não tem como ter um acabamento mais rebuscado!”

“Falam que eu sou meio poético quando eu falo sobre como eu comecei a desenhar. Pra mim foi, mais ou menos, como respirar. Eu simplesmente sei fazer!”

“Quem escreve ou ilustra tem que aprender a cobrar. Ilustração pra mim é comércio.”

“Eu ilustro as capas das revistas. Elas são muito mais trabalhadas que o interior.”

“Uma única capa demora por volta de 3 horas pra ficar pronta mas já teve uma que eu demorei 2 dias”

Bruno Honda: Formado em Publicidade pela ESPM, passou por três agências no mercado publicitário e parou na Maurício de Sousa Produções. É diretor de arte, ilustrador, artista plástico e fã-funcionário.

“Eu faço retroreciclagem! Eu uso caneta pra retroprojetor em materiais descartáveis. E todos os personagens que eu crio tem uma historia, uma personalidade.”

“Eu desenho em tudo! Acabou o papel, eu desenho em lixo, embalagem de desodorante, tênis, mochila...”

“É muito difícil você viver de arte no Brasil”

“A primeira vez que eu vi o Mauricio pessoalmente, minhas pernas tremiam. O cara é uma lenda e tudo o que ele fez foi na base do feeling. Chegar onde ele chegou, na base da intuição, realmente é de se aplaudir!”

“Temos 10 milhões de leitores mensais. Pouca gente sabe, mas nós somos a maior empresa de licenciamentos do Brasil!”

“Os personagens do Mauricio não precisam ser vistos totalmente para serem reconhecidos. Somente os olhos já bastam! São tão icônicos como as orelhas do Mickey.”

Flávio Teixeira: Roteirista da Turma da Monica há 20 anos, trabalha com roteiros para quadrinhos, cinema, teatro e animação, além do desenvolvimento da criação de brinquedos para os Parques da Monica, produtos de merchandising, logos, spots de radio.

“Trabalhar com o ídolo da infância é mais que um sonho. É um privilegio!”

“Com 7 anos, eu escrevi uma historia em quadrinhos e mandei pro Mauricio. Ela foi publicada em 1976 numa coluna chamada “Futuro artista”!”

“Eu queria ser desenhista mas na MSP eu descobri a minha profissão, roteirista. Eu não sabia o que era isso até entrar lá!”

“Eu amo assistir filmes e eu os assisto já pensando em como eu posso transformá-los em histórias, como fiz com o Harry Potter, Avatar e Star Wars.”

“Temos que pesquisar muito. O publico é muito exigente!”

Sidney Gusman: Jornalista formado pela Universidade Metodista. Fã de quadrinhos, escreve sobre o assunto desde 1990. É editor-chefe do site Universo HQ e é responsável pelo Planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções.

Transformei meu hobbie, os quadrinhos, na minha profissão.”

“O texto bem escrito para mim hoje é aquele que pode ser entendido por qualquer pessoa sem que elas precisem de tecla sap. Citando o exemplo do William Bonner e Fátima que fazem isso muito bem.”

“Em 2006, eu escrevi um livro chamado ‘Quadrinho a quadrinho’ sobre o Mauricio contando a sua história. Passei um ano o entrevistando e na divulgação do livro, ele me chamou pra trabalhar com ele.”

“O Brasil foi o único país que conseguiu desbancar o império da Disney.”

“O personagem mais vendido no exterior é o Ronaldinho Gaúcho.”

“Temos atualmente 18 editoras trabalhando com a gente”

“Eu republico quadrinhos clássicos dos anos 70”

“A Turma da Monica Jovem foi uma baita sacada do Mauricio. Não existe no planeta uma família de personagens pequenos que tenham crescido e as duas “famílias” tenham sobrevivido. Hoje ela é a revista mais vendida de quadrinhos nos últimos 30 anos no país! Então a turma clássica caiu? Não, aumentaram as vendas e isso é um fenômeno!”