Pedro Vaz (ao centro) fala sobre o livro 70 Anos do Radiojornalismo no Brasil no auditório da FRB |
Crédito: Rodrigo de Brum
Fotos: Diego Rafael
Pedro Serico Vaz Filho (mestre e especialista em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero) discorreu sobre seu artigo no livro 70 anos do radiojornalismo no Brasil: Referencial da história – Repórter Esso.
Pedro destrinchou toda sua parte de pesquisa, que se deu através de jornais e revistas, de uma entrevista com Dalmácio Jordão, e também de um livro de Reinaldo Tavares, que contém laudas originais do Repórter Esso.
Vaz destacou o Repórter Esso como um manual a ser seguido, para tudo que viria a ser feito na rádio no Brasil, tanto de referencial como em pesquisa, ética e checagem da notícia. Gontijo Teodoro frisou que o Repórter Esso era o diário oficial da população brasileira, ou seja, o Repórter Esso adquiriu tamanha credibilidade, que a população esperava a confirmação do Esso para crer em determinadas notícias.
Também como parte do referencial histórico, Pedro levou alguns áudios do Repórter Esso, com notícias nacionais e internacionais. Destaque para o suicídio de Getúlio Vargas, morte de Roosevelt, bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki e o fim da Segunda Guerra Mundial.
Uma história curiosa levantada citada por Pedro retrata bem a linha de trabalho do Repórter Esso. Segundo ele, Heron Domingues (Esso no Rio de Janeiro), queria dar em primeira mão a notícia do fim da Segunda Guerra Mundial, e até mesmo dormiu na emissora, esperando para dar a notícia. Porém, acabou sendo convencido a ir para sua casa, e nesse ínterim a notícia acabou sendo dada pela Rádio Tupi.
Vaz acabou por encerrar o mito de que o fim do Repórter Esso, tivesse relação com a falta de financiamento da empresa americana. Categoricamente afirmou que isso não aconteceu, e sim por razões políticas.
Por último Pedro Vaz discorreu acerca do caminho do rádio para o futuro. Ele disse que atualmente o rádio é ouvido pela TV, jornais e etc., e que a Internet potencializa o rádio, bem como o rádio, potencializa a internet.